Eugenia Melo e Castro

terça-feira, 7 de julho de 2009

Michael Jackson em São Paulo

Era eu diretor da Rede Tupi de Televisão quando recebi oferta de "Especial" com os Jackson 5. De graça. A gravadora queria promover o bando e um programa de televisão estava nos planos. A Tupi então detinha media de 25% no Ibope o que correspondia à metade da Globo já líder, que não se interessou. Única exigência: Liberar o menorzinho até às dez da noite. Para cumprir alguma lei americana e prevenir abusos com o pequeno Michael, uma negona parruda, elegante e sorridente, porém severa juíza de menores acompanhava o grupo. A Tupi tinha somente três câmeras collor. De tarde gravavam novelas nos estúdios de baixo. Subiam para o Jornal, apresentado ao vivo pelo Ferreira Martins e eram levadas para o auditório para os programas da linha de shows. E somente depois dos inevitáveis ajustes nos equipamentos, necessários depois de tantas horas ligados. Impossível terminar no horário. Até mesmo começar antes das dez. Percebendo a demora, a juíza passou a pressionar a produção. Em inglês. Mario Araújo, na época assessor da presidência, jogava todo seu charme e conhecimento shakespeareano sobre a imensa senhora na tentativa de conquistar sua simpatia. Tupi or not Tupi? Nove e meia e nada. Depois de demorado tour pelas dependências congestionadas da emissora para constatar nossa subdesenvolvida mas, simpática competência, apesar de envaidecida por gentilezas que jamais deve ter sido alvo na sua terra, com grande sorriso ameaçava melar a gravação. Afinal, era paga para proteger o moleque. Dura Lex Sed Lex. Não tem papo... Mario lançou sua última cartada:- "Minha Senhora, de maneira alguma queremos que deixe de cumprir com sua missão. Apenas que seja maleável quanto ao fuso horário. Onde é sua jurisdição?"- "L. A. California". No que Mario, rápido no gatilho concluiu:- "E que horas são agora em Los Angeles? "A gargalhada americana ecoou pelos Altos do Sumaré deixando enorme suspense quanto a sua decisão. Que veio depois de prolongado silêncio: -" Well you dirty sun of a bitch...mas se passar de onze e meia não tem mais conversa. This Is It". Às onze e vinte e nove, os últimos letreiros da ficha técnica davam por encerrada a gravação do programa com Michael, dos Jackson Five.
Solano Ribeiro

8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DEBORAH SEABRA disse...

SOLANO!!!!
EU DANCEI COM O MICHAEL JACKSON !!!
Eu tinha 13 anos...estava na primeira fila assistindo a gravação, levei meus amiguinhos de Escola,"Vocacional". Quando o Michael cantava a última música, fixou seu olhar em mim, veio em minha direção e me puxou pro palco pra dançar com ele. Está no final da fita. Foi um sonho que guardo com muito carinho até hoje. No final da gravação ficamos ali no palco muito sem jeito e sem saber muito o que conversar até a juíza nos mandar ir embora...
Enviei uma carta para a cinemateca brasileira por volta de 1993 pedindo pesquisa dessa gravação mas não conseguiram localiza-la. As vezes vejo essa gravação passar em um programa na MTV da Marina Person. Será que essa fita está lá no prédio da MTV, antigo prédio da TV TUPI no Sumaré?
Caso saiba de alguma coisa por favor me avise. Lembra do Antonino Seabra, na época era Diretor Artístico ou Diretor de Programação da TV TUPI. Sou filha dele. Vou te enviar por e-mail meus contatos. Beijos e Parabéns pela Obra, Deborah Seabra.

Anônimo disse...

Deborah

Seu pai é um dos mais talentosos diretores de TV que conheci.Todo
o acervo da antiga Tupi está na TV Cultura ou na Cinamateca. Seria maravilhoso localizar sua presença. Vou tentar. Se encontar te informo. Bjs. Solano

Alan disse...

Solano, o Brasil deve te reverenciar sempre. Inclusive a nova geração! Bons profissionais como voce, que faziam TV com talento e não com dinheiro, hoje não existem mais! Voce se lembra de bastidores? Quem estava no auditório, o pai dele? Eles ficaram em qual camarim? Etc...
Abraços

Anônimo disse...

Alan,

Os Five chegaram num ônibus. Após demorada espera, gravaram e foram embora. No auditório estava Deborah Seabra, filha do então diretor de programação da Tupi, Antonino Seabra que também foi o diretor do programa. Ela trouxe um bando de amigos da Escola "Vocacional" conta acima. Na época não era possível prever o tamanho que Michael iria atingir como artista.

Vania disse...

Foi isso mesmo!!!!
Lembro-me perfeitamente quando a Deborah chegou na escola no Vocacional feliz da vida e contou para todos nós que havia dançado com o Michael Jackson!!!!!!!

Na época eu vi na TV este show e a Dé estava lá dançando com o Michael! Foi o máximo!!!!
Nunca me esqueço deste fato e inclusive, há pouco tempo vi este vídeo na TV (será que foi no video show????)
Será que alguém tem este vídeo?!
Abraço

Rê e Thatá disse...

Quanta história boa de se ouvir!
Deborah, agora senti vontade de ser vc. Dançar com o Michael Jackson não é para qualquer um. rsrsrs
E vc Solano? Amo essas histórias!
Conte mais!
Escreva mais livros.
A nova geração precisa saber tudo que vcs já fizeram!
beijosss

Fê Seabra disse...

Genteeee!!! Essa aí em cima, a Deborah, é minha mãe!!! =)

Lembro quando tinha uns 8 ou 9 anos e ela me levou no show do Michael Jackson no estádio do Morumbi!! Toda orgulhosa!!! rs...

Solano, please, tenta encontrar esse vídeo!!! Será o máximo para mim vê-la dançando com o Michael Jackson!!!
E fico lisongeada com o carinho que tem pelo meu avô!!

Bjs,
Fê Seabra